• Paróquia Santo Antônio

Maio, mês dedicado a Maria: Roteiro para Coroação no Lar

Nós, da Arquidiocese de Belo Horizonte, gostaríamos de contribuir com as suas orações em casa, com a sua família. Por isso mesmo, publicamos o Roteiro para Coroação no Lar,  preparado pelo Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL).


A coroação da Virgem Maria é um rito da Igreja para saudar aquela que foi por Deus adornada como a “cheia de graça”. Esse rito é muito praticado em maio, mês que coincide com o tempo pascal, quando celebramos a memória da ressurreição de Jesus. Se uma mãe se realiza pelos feitos de seus filhos, a Mãe Maria se realizou – dizemos, foi coroada! – com o grande feito da ressurreição de Jesus.


Orientações:

  1. Preparação do espaço: uma pequena mesa com altura que não dificulte a coroação para as crianças, ornada com uma toalha, vela, fl ores (se for possível). Disposta no centro, uma imagem da Virgem Maria;

  2. É importante o ensaio e envolvimento dos participantes, sobretudo das crianças. Os cantos podem ser substituídos pelos mais conhecidos da família. As demais participações propostas no roteiro poderão ser distribuídas entre os familiares.

  3. Caso não haja na casa os símbolos sugeridos para a coroação, a família pode usar a criatividade, inclusive envolvendo as crianças. Não é necessário comprar nenhum objeto: permaneçamos em casa!

  4. É bom escolher um dia adequado para a coroação, a fi m de preservar as celebrações dominicais do tempo pascal.


Por tradição, a Igreja faz a memória semanal da Virgem Maria no Sábado, pela manhã. Não podendo neste dia, a família combina o melhor dia e horário, desde que se preserve o domingo.


Clique, abaixo, e faça o download:


ROTEIRO: CORAÇÃO NO LAR


Horários de Missa

Segunda-feira, às 7 horas

Terça a sexta-feira, às 7 horas e às 19 horas

Sábado, às 7 horas e às 18 horas

Domingo, às 7 horas 9 horas e 18 horas

DIA 13 - TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

Missa às 15h e às 19h (Se dia de semana)

Missa às 15h e às 18h (Sábado)

Missa às 7h, 9h e 18h (Domingo)

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO | ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE